Tuesday, March 27, 2012

Dia do Estudante, Multi-tasking & Cyber Dangers


Celebrou-se, no passado dia 24 de Março, o Dia do Estudante
Este é um dia profundamente ligado à luta da Juventude pela Democracia em Portugal.
Fonte: Calvin & Hobbes
Este ano, o Dia do Estudante coincidiu com o início da pausa lectiva relativa ao final do segundo período. Terá sido o momento mais desejado pelos discentes para comemorar este dia (?) ...

Um pouco de História:
No dia 25 de Novembro de 1961, realizou-se uma manifestação contra a guerra colonial, onde participaram milhares de estudantes. O governo fascista confrontava-se, nesta altura, com várias acções de luta por parte de vários sectores da população, entre os quais os estudantes. A sua resposta era o aumento da repressão. Nesta manifestação vários estudantes foram presos. Contrariando o governo fascista, em 1962, é realizado em Coimbra o primeiro Encontro de Associações de Estudantes, no qual se aprova que 24 de Março será um dia de luta e comemoração para os Estudantes. Também nesse ano, em Lisboa, os estudantes concentraram-se dentro da cantina da Cidade Universitária, como forma de protesto contra a repressão e exigindo a libertação dos estudantes presos. O governo fascista responde com o envio da polícia. São vários os estudantes espancados e presos. Mas a Luta não pára! Em resposta a isto declara-se luto académico e greve às aulas. É neste contexto, que em 1987 a Assembleia da República Portuguesa fixa o Dia 24 de Março como o Dia do Estudante.                                                                                                               
 Fonte: Trovador (adaptado)


Como forma de homenagear O ALUNO, e toda a sua capacidade de criar e protagonizar momentos de excelência, passo a publicar, e com a devida autorização das próprias e dos respectivos Encarregados de Educação, dois vídeos elaborados por alunas da turma A do 10ºano, do curso Ciências e Tecnologias, no âmbito da avaliação da oralidade prevista nos Critérios de Avaliação da língua Inglesa:

                           Multi-tasking 
...by Ana Beatriz Pinto, Ana Isabel Pereira, Catarina Vieira e Susana Silva

                           Cyber Dangers 
...by Ana Beatriz Ferreira, Ângela Leite, Beatriz Leite e Inês Moreira

Thank you, ladies, for the moments we share in class!...
And to all my students, especially those that are so afraid of SPEAKING, this is my piece of advice to you:

found pic @BusyTeacher

ENJOY YOUR EASTER BREAK!...
SEE YOU IN APRIL!... 

You might also like to read:

8 comments:

  1. I really liked doing this work, this type of presentation makes us want to do more and learn more about the English language ! And it was very funny when we were recording the video :)

    ReplyDelete
  2. I enjoyed watching your videos! Congratulations to you and your pupils!

    ReplyDelete
  3. When learning is a pleasure, teaching is very rewarding!... And sharing is an urge!...
    Thank you both for your delightful comments!...

    ReplyDelete
  4. Gostei muito! Excelente iniciativa! As alunas estiveram muito bem, agindo com naturalidade e presença perante a câmara.

    ReplyDelete
  5. Muito bem meninas!
    Parabéns a vocês e à professora!
    Sobre o inglês não vou opinar deixo isso para a vossa professora ;)

    Na próxima tentem captar parte do ecrã no chat que fazem no facebook, não é perceptível a conversa! Embora se entenda perfeitamente a mensagem do vosso vídeo, o chat que ainda dura algum tempo deixa-nos a olhar para algo em que não percebemos o que se passa!
    Espero que entendam o meu comentário como uma crítica construtiva.
    Parabéns a todos!

    ReplyDelete
  6. when we were making the video, we realized that the conversation was a little bit boring, and we accelerated that part, but at the same time we wanted to show it because the conversation was in English. The original video, was in very good quality but the , when we passed into movie maker he loosed quality so it became like that.
    We enjoyed to much making this, and is always a pleasure having English classes and work to them.
    Congratulations to our teacher of making us so much interested to this subject :)

    Inês Moreira 10ºA

    ReplyDelete
  7. oh teacher, I'm sorry, I mean *lost not *loosed :o

    Inês Moreira 10ºA

    ReplyDelete
  8. Don't worry, Inês... 'Mistakes are proof that you are trying'... I'm just glad that you have written your comment, as well as Susana!...
    I also thank the teachers -Teresa Tavares, Paulo Cardoso e Filipe Mendes- that have expressed their appreciation for your work, as well as, some positive criticism...
    Thank you all and keep on commenting!... ;)

    ReplyDelete